dicasdevinhos.com.br

Propriedades salutares dos vinhos

salutar

Propriedades salutares dos vinhos

Posted on

O vinho contém muitos compostos fenólico (mais de 200).Uma destas substâncias é o estilbeno RESVERATROL, que é uma fitoalexina com propriedades antioxidante, antimicrobiana, antifúngica, antinflamatória, entre outras.

O resveratrol é produzido naturalmente pela videira, como um sistema de proteção da planta contra fungos e umidades. Nas cascas e nas sementes é onde encontramos a maior quantidade de compostos fenólicos (93%). Portanto,esta concentração depende do processo de elaboração, do tipo de uva, da região, da safra etc., por isso que existe divergências sobre o assunto. Um estudo realizado por um pesquisador gaúcho, determinou que a variedade Merlot é a que mais apresentou níveis de trans-resveratrol nos vinhos brasileiros.

Tanto o vinho tinto suave quanto o seco possuem propriedades benéficas do resveratrol. É uma supermolécula devido a seu amplo espectro de benefícios à saúde: atua como antioxidante, antiinflamatório, antiviral, cardioprotetor e quimiopreventivo de câncer.

A dose diária admitida pelos médicos para ter os efeitos benéficos do vinho é de duas taças para os homens e uma para as mulheres. É importante enfatizar que ocorrem efeitos deletérios do consumo exagerado de álcool à saúde.

Em específico ao vinho suave ou demi-sec, os dois possuem sacarose. Portanto, mais calóricos e com restrição aos diabéticos. Para diabéticos, a melhor opção é vinho seco, que possui no máximo 5 g/L de açúcar. NUNCA consumir vinhos com medicamentos hipoglicemiantes, pois pode ocasionar reações adversas. IMPORTANTE: consulte seu médico, antes de consumir qualquer bebida alcoólica.