O nível do vinho nas garrafas
É possível saber, sem abrir a garrafa, se o vinho está ainda está bom para ser consumido ou já está em processo de deterioração ou completamente deteriorado?
O que se deve fazer é verificar se o nível do líquido nas garrafas está coerente com a idade do vinho, pois como a rolha é porosa sempre há uma evaporação do líquido com o tempo de armazenamento.
Bordeaux
Nível 1 – normal – este nível é o nível de preenchimento original da garrafa e caracteriza o nível de um vinho jovem até 5 a 7 anos .
Nível 2 – muito ligeiramente baixo – pode ser o nível original de preenchimento. Representa um nível perfeitamente adequado por vinhos de qualquer idade.
Nível 3 – ligeiramente baixo – o nível agora mostra uma pequena evaporação do vinho provocado pelo envelhecimento da rolha. É um nível aceitável para vinhos acima de 15 a 20 anos. Para vinhos acima de 40/50 anos, é um nível excepcionalmente bom demonstrando uma guarda em condições exemplares.
Nível 4 – ombro alto – normal para vinhos acima de 30 a 40 anos. Para vinhos mais jovens, representa certo risco.
Nível 5 – meio ombro – alto risco – só aceitável quando se trata de um vinho extremamente raro e velho ou para colecionar sem objetivo de beber .
Nível 6 – baixo – não aceitável para venda ou compra, provavelmente o vinho estará imbebível.
Borgonha
Nível 1 – menos de 2 centímetros – este é o nível normal de preenchimento da garrafa e representa a referência para vinhos jovens até 3 a 4 anos .
Nível 2 – entre 2 e 4 centímetros – este é um nível normal para vinhos jovens até 6 anos e que também pode ter sido o nível original de preenchimento.
Nível 3 – entre 4 e 6 centímetros – agora estamos numa faixa de vinhos velhos com mais de 20 anos raramente será um risco nesta faixa de idade.
Nível 4 – Acima de 6 centimetros Neste nível só são aceitáveis vinhos acima de 50 anos – Quando o nível estiver acima de 7 centimetros o risco de se tratar de um vinho deteriorado é enorme