dicasdevinhos.com.br

Comprando, servindo e armazenando vinhos

comprando

Comprando, servindo e armazenando vinhos

Posted on

1- Comprar produtos em lugares onde há grande rotatividade e variedade geralmente é quase uma garantia de qualidade. Grandes cadeias de supermercados e lojas especializadas são suas melhores opções.

2- Nossa página de dicas contém uma lista com o tempo de armazenamento de um vinho. Dê preferência a vinhos novos, das últimas safras, especialmente no caso dos brancos que tendem a ficar mais ácidos com o passar do tempo. Você pode identificar a safra no rótulo.

3- Dê especial atenção ao estado em que se encontra a rolha que ajuda a conservar e manter as características do vinho.

4- Outro cuidado ao comprar é observar sua coloração. Um tom mais castanho no caso do vinho tinto e um dourado escuro no do vinho branco podem indicar oxidação.

5- O lugar adequado para armazenar vinhos deve ser escuro, arejado ou ligeiramente úmido e livre de odores indesejáveis. Devem ser armazenados deitados, especialmente os com rolhas de cortiça por que isso a mantem umedecida evitando que se quebre ao abrir e ajuda a conservar o vinho.

6- Cada vinho possui uma temperatura ideal que realça suas propriedades. Voce encontrará nessa seção quais seriam estas temperaturas.

7- Não compre vinho por preço. O vinho pode ser caro e não ser bom e você pode deixar de comprar um mais barato que seria mais do seu agrado.

8- O ideal é você descobrir qual vinho combina mais com você, mais doce, mais seco, o tipo de uva, a região onde pe produzido, etc. Você normalmente encontra essas informações em um bom rótulo ou na Internet.

9- Os vinhos nacionais vem evoluindo bastante há alguns anos e você pode achar uma opção que te agrade e traga embutido os custos de importação.

10- Se você possuí uma grande quantidade de vinhos armazenada, convém fazer uma lista e organizar por tipo ou data para não perder o prazo de armazenagem. Você também encontra nessa seção de dicas quais são esses prazos.

11- A presença de resíduos não significa necessariamente que o vinho está estragado. Muitas vezes basta colocar em um decanter por alguns minutos até que os resíduos se depositem no fundo e depois transferir cuidadosamente para outro recipiente.