dicasdevinhos.com.br

Identificação de Vinho do Porto

Porto

Identificação de Vinho do Porto

Posted on

O Porto é um vinho produzido na região do Douro, em Portugal, que sofreu adição de aguardente enquanto ainda fermentava. Com a elevação alcoólica, a fermentação para e o vinho fica doce devido ao açúcar residual. Em seguida o vinho precisa envelhecer em madeira e na garrafa.

O método de envelhecimento utilizado e a idade do vinho permitem determinar categorias, também conhecidas por estilos ou tipos, devidamente identificadas nos rótulos por meio de nomes específicos.

WHITE – é o único vinho produzido com uvas brancas. É envelhecido em madeira de 2 a 3 anos, podendo ser doce ou seco. Para obtenção do  seco (dry), a adição de aguardente deve ser  feita no final da fermentação.

RUBY – produzido com uvas tintas, é também engarrafado após 2 a 3 anos de idade.

TAWNY – é um vinho mais velho e mais elegante que o Ruby e possui uma tonalidade de topázio queimado.

TAWNY COM IDADE – com prolongado estágio em carvalho, o vinho apresenta uma cor de mogno ou “aloirada.” A idade mencionada no rótulo – 10, 20, 30 ou 40 anos – é uma média das idades dos vinhos de vários anos que compõe o lote, devendo o ano do engarrafamento ser  indicado no rótulo.

TAWNY COLHEITA – vinho de uma só colheita e envelhecido em madeira no mínimo por 7 anos. Os anos da colheita e do engarrafamento devem ser mencionados no rótulo.

CRUSTED – vinho oriundo de várias colheitas, envelhecido 3 a 4 anos em madeira e depois engarrafado.

LBV (Late Bottled Vintage) – vinho de uma só colheita, que deve ser indicada no rótulo junto com o ano do engarrafamento. Envelhecido em madeira durante 4 a 6 anos, é filtrado antes do engarrafamento para evitar a criação de depósito.

VINTAGE CHARACTER – vinho engarrafado após o envelhecimento de 4 a 5 anos em madeira, tem a data da colheita indicada no rótulo.

VINTAGE DE QUINTA (Single Quinta Vintage) – vinho de uma só colheita indicada no rótulo e proveniente de uma determinada quinta e produzido somente em anos excepcionais. Deve ser engarrafado com 2 anos de idade.

VINTAGE – vinho de uma só colheita indicada no rótulo e de inigualável qualidade e por ser mais fino e raro, representa apenas 2% de toda a produção. Deve ser produzido com uma seleção dos melhores vinhos de um ano excepcional.